UFSM entre as universidades mais sustentáveis do Brasil

Em um recente levantamento feito pela empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS), com mais de 700 universidades ao redor do mundo, o destaque que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), obteve foi na categoria “Instituição Sustentável”, estando classificada como a 4ª melhor do Brasil e a 1ª do Rio Grande do Sul. Neste critério é considerada a atuação e o compromisso de uma instituição com a sustentabilidade.

O estudo QS World University Rankings: Sustainability 2023, foi realizado com o objetivo de entender como as melhores universidades do mundo implementam práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês). A QS valorizou mais se as pesquisas geram impacto social e se egressos das universidades trabalham em carreiras sustentáveis, do que as questões de infraestrutura, como energia renovável e reciclagem do lixo dentro das instituições.

A nível nacional, entre as 14 universidades brasileiras avaliadas, a UFSM ocupa a 10ª posição no ranking geral. Já no ranking que avalia o indicador de Igualdade, a UFSM fica em 5º. Na América Latina, a UFSM ocupa o 21ª lugar no ranking geral, sendo que o primeiro lugar ficou com a, também brasileira, Universidade de São Paulo (USP) e em nível mundial, o primeiro lugar ficou com a norte-americana Universidade da Califórnia, Berkeley (UCB).

Escanear o código